sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Forbes analisa carros mais baratos do mundo

Revista norte-americana faz lista com carros mais em conta por região
A Forbes, conceituada revista norte-americana de negócios, divulgou uma lista com os carros mais baratos do mundo divididos por região. Ela reúne os carros mais baratos vendidos de diversos países, contando com a América do Sul, Europa, África e Oceania. Grande parte é dominada por modelos indianos e chineses.

Divulgação / Reprodução Internet
Jinagling Alto (à esquerda) custa R$ 6.100 e está defasado na China; Tata Nano será o carro mais barato do mundo
Na China, o modelo mais barato está defasado. É o Jinagling Alto, equipado com motor de 800 cc e preço de R$ 6.100. Trata-se de um veículo dos anos 80, muito econômico e inseguro. Há ainda outras pechinchas no mercado chinês, como o Geely Haoqing, de R$ 7.100, o FAW Envoy (de R$ 6.900) e o Hafei Zhongyi, de R$ 6.600. A Índia deve se consagrar como o país que possui o carro mais barato do mundo, o Tata Nano, que deve chegar em setembro custando cerca R$ 4.100, como prometeu a montadora.

Divulgação / Reprodução Internet
Lada Oka (à esquerda) custa R$ 10.500 na Rússia; Daihatsu Sirion é o mais barato da Austrália: R$ 20 mil
Assim como os mercados chinês e indiano, o russo tem como veículo mais barato uma “prata da casa”. O Lada Oka é o carro mais em conta à venda no velho continente. Por R$ 10.500 é possível comprar o hatch de duas portas e visual careta. O Daewoo Matiz assume o segundo lugar, por R$ 13.400.

Divulgação / Reprodução Internet
No Chile, o Maruti 800 (à esquerda) sai por R$ 9.300; o chinês FAW F1 é o mais barato do México e sai por R$ 11.900
A Rússia é realmente um berço de carros baratos. Por lá, ainda é possível encontrar o chinês Chery QQ por R$ 14.200, com o posto de terceiro carro mais barato da região. Depois vem outro russo, o Lada 2120 Nadesha, que sai por R$ 14.300. Na Oceania, o veículo mais barato se encontra na Austrália, mas é produzido no Japão. Estamos falando do Daihatsu Sirion, que custa R$ 20 mil. O Holden Barina, produzido no próprio país, está empatado com Suzuki Jimny e Kia Picanto na segunda colocação, com preços idênticos de R$ 21.300.

Ivan Carneiro / João Mantovani
O chinês Effa M100 (à esquerda) e o Fiat Mille são os carros mais baratos do Brasil
Na América, os bons preços estão no Chile e no México. No primeiro país, o Maruti 800 é o mais barato por R$ 9.300 e, no segundo, o mais em conta é o chinês FAW F1, por R$ 11.900. A Forbes não realizou a pesquisa no Brasil. Porém, como já divulgado por Autoesporte, o carro mais em conta por aqui é o chinês Effa M100. Com quatro portas, ar-condicionado, travas e vidros elétricos, ele sai por R$ 22.980. O segundo posto fica com o Fiat Mille, que custa R$ 23.690 na versão básica. Mas isso pode mudar com o lançamento do Mille Economy 2009, que acontece nesta semana. A Fiat promete uma redução no preço.

Nenhum comentário: