Balanço do grupo mostra crescimento de 1% nas vendas globais.
Brasil e Romênia se destacam por desempenho acima das expectativas.
O Grupo Renault Nissan divulgou, nesta quarta-feira (15), o balanço mundial das vendas de veículos, que cresceram em setembro 1% sobre o mesmo período do ano passado, para 195.647 unidades. Por causa da desaceleração do mercado europeu e da crise financeira que já afeta mercados do mundo inteiro, o grupo prevê volume de vendas para este ano menor do que o registrado no ano passado.
Por esse motivo, o grupo se apóia nos mercados emergentes. Segundo o relatório, o Brasil registrou novo patamar recorde de vendas no mês, com crescimento de 80,9% sobre setembro de 2007. Somadas as vendas das marcas Renault e Nissan, o número de veículos vendidos chega a 13 mil. O destaque foi para o modelo Renault Sandero, com 5 mil unidades comercializadas no mês.
O desempenho do mercado brasileiro e argentino (21% de aumento nas vendas) ajudou o grupo a crescer 18,3% na região das Américas, onde o mercado geral de veículos registrou baixa de 7,1%. Outra região que apresentou forte presença do grupo foi a Ásia-África, onde as marcas Renault, Nissan, Dacia e Renault Samsung Motors tiveram alta de 20,9% - resultado acima do mercado, que cresceu 11,1%.
Na Europa, o quadro é bem diferente. As vendas do Grupo Renault Nissan caíram 5% e ficaram no patarar de 119.597 unidades. O mrecado geral europeu ficou em queda de 8,6%, em setembro. Apesar do balanço, a participação de mercado do grupo na Europa cresceu 0,4 pontos, para 8%.
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