Passageiros de trás precisam ser 'contorcionistas'.
O compacto tem nove airbags e preço inicial na Europa de 12.980 euros.
Anunciado como o menor carro com capacidade para quatro pessoas, o Toyota IQ conquista com o design caprichado, mas causa polêmica pelo espaço interno. A versão final do modelo é a grande atração da marca japonesa no Salão de Paris – duas versões-conceito haviam sido mostradas no Salão de Frankfurt, em 2007, e no Salão de Genebra no começo deste ano. O G1 foi conferir o carro durante o evento em Paris.
Conforto para o motorista não falta. O banco é ergonomicamante aconchegante e possui boa altura, o que ajuda na visibilidade. Além disso, o espaço para as pernas é grande entre os dois banco da frente e o painel. Aliás, o painel tem design moderno e acabamento impecável.
O que compromete o sucesso do IQ é o espaço para os passageiros. Se o chamariz do modelo fosse "o carro para duas pessoas mais fashion" renderia mais interessados e menos risadas das pessoas que puderam conferir o carro no salão. Simplesmente, porque é impossível conviver em harmonia quatro pessoas dentro deste carro.
No banco de trás, para caber as tais quatro pessoas, o motorista teria de ficar com a cara no volante. O passageiro ao lado até consegue jogar o banco para frente, porque tem espaço para as pernas, mas mesmo assim é apertado para quem vai atrás. Inclusive, foi bem engraçado ver as pessoas se contorcendo para "lotar" o carrinho.
Além da comodidade, outro ponto questionável é a segurança. Em caso de batidas, as quatro pessoas ficam muito próximas de bancos e a estrutura dianteira – inclusive, parte do motor avança por detrás do painel. Por causa disso mesmo a Toyota encheu o carro de airbags (inclusive no vídro traseiro) – são nove no total –, que protegem da cabeça aos joelhos.
E como a segurança passiva do airbag não faz milagres, o equipamento foi reforçado pelos freios ABS e o sistema de estabilidade EBD.
Concorrente do Smart Fortwo e do Fiat 500, o modelo chega ao mercado europeu no final deste ano. As motorizações do IQ serão duas: uma 1.0, três cilindros de 68 cavalos, e outra 1.4, de quatro cilindros e 90 cavalos. As emissões de CO2 dos dois motores são entre 99 e 104 g/km de CO2 no ciclo misto (urbano e estrada).
A vesão 1.0 atinge a velocidade máxima de 150 km/h e a 1.4, 170 km/h. O IQ tem 2.985 mm de comprimento e 224 litros de porta-malas com os dois bancos traseiros rebatidos – levantados a capacidade cai para 32 litros - e preço inicial na Europa de 12.980 euros.
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