Longe das vitrines brasileiras há cerca de 10 anos, o robusto jipe Lada Niva se prepara para voltar ao país. Compacto e barato, o veículo é ideal para amantes do off-road que procuram um carro que também possa rodar na cidade. Fabricantes prometem que, em menos de um ano, o velho Niva já estará disponível para importação regular.
O Niva começou a ser importado da Rússia em 1991, com um motor 1.6 de 70 cavalos. Conhecido por combinar um 4x4 com um modelo de cabine fechada e suspensão mais macia, o novo jipe não deve custar mais de R$ 30 mil, fazendo dele o modelo com tração integral mais barato do país. Uma curiosidade do jipe russo está na semelhança com o antigo Fiat 147, perceptível em detalhes como maçanetas, forração do teto e janelas. Em 1998, a empresa Lada anunciava a chegada do Niva 1.7, com injeção eletrônica semelhante à encontrada nos Chevrolet Corsa fabricados até 1996.
Dessa vez, os fãs do Niva, conhecidos como “niveiros”, têm mais de um motivo para comemorar. O Lada 4x4, novo nome do Niva, está no Brasil para testes de homologação. Trata-se de um modelo com motor de injeção multiponto 1.7, de 80 cavalos de potência.
“O Niva é conhecido por ser um carro de fácil mecânica e ideal tanto para o campo quanto para a cidade. Essas características não podem mudar. Existe a possibilidade dos novos modelos já virem com a direção hidráulica. Isso atenderia plenamente o mercado”, disse o gerente de oficina Walter Gelpke, ex-funcionário da Lada Brasil.
De acordo com o gerente de oficina, um dos maiores problemas em manter o Niva no Brasil é a oferta de peças. Ele acrescentou que, atualmente, os acessórios precisam ser encomendados a importadoras ou são adaptados. Com a volta do veículo ao mercado nacional, ele acredita que esse quadro pode mudar.
O Niva começou a ser importado da Rússia em 1991, com um motor 1.6 de 70 cavalos. Conhecido por combinar um 4x4 com um modelo de cabine fechada e suspensão mais macia, o novo jipe não deve custar mais de R$ 30 mil, fazendo dele o modelo com tração integral mais barato do país. Uma curiosidade do jipe russo está na semelhança com o antigo Fiat 147, perceptível em detalhes como maçanetas, forração do teto e janelas. Em 1998, a empresa Lada anunciava a chegada do Niva 1.7, com injeção eletrônica semelhante à encontrada nos Chevrolet Corsa fabricados até 1996.
Dessa vez, os fãs do Niva, conhecidos como “niveiros”, têm mais de um motivo para comemorar. O Lada 4x4, novo nome do Niva, está no Brasil para testes de homologação. Trata-se de um modelo com motor de injeção multiponto 1.7, de 80 cavalos de potência.
“O Niva é conhecido por ser um carro de fácil mecânica e ideal tanto para o campo quanto para a cidade. Essas características não podem mudar. Existe a possibilidade dos novos modelos já virem com a direção hidráulica. Isso atenderia plenamente o mercado”, disse o gerente de oficina Walter Gelpke, ex-funcionário da Lada Brasil.
De acordo com o gerente de oficina, um dos maiores problemas em manter o Niva no Brasil é a oferta de peças. Ele acrescentou que, atualmente, os acessórios precisam ser encomendados a importadoras ou são adaptados. Com a volta do veículo ao mercado nacional, ele acredita que esse quadro pode mudar.
Antigo, mas com cara de novo
Um velho jipe russo com aparência de novo.
Foi pensando assim que o niveiro Luiz Guilherme Monteiro do Nascimento equipou o seu Niva 91: aparelho de DVD, som digital, novos bancos, bússula e kit gás passaram a compor o veículo do técnico de eletrônica. Segundo ele, o carro, que foi comprado como mais um “brinquedo”, passou a ser útil no trabalho e para a família.
“Quando eu comprei o meu Niva, eu tinha a intenção de brincar com ele.
Gosto do seu estilo e de sua praticidade. Hoje, além de dirigir o meu jipe nas estradas, eu o uso para ir ao trabalho e para sair com a minha família. Minha filha de 4 meses adora viajar comigo. Deixei o meu carro mais confortável”, declarou o niveiro.
Encontrar um Niva para comprar não é difícil, o trabalho é achá-lo em bom estado. Quem pretende comprar um modelo usado do valente off-road terá que desembolsar algo em torno de R$ 10 mil a R$ 20 mil.
De acordo com o grupo Caoa, responsável por “ressuscitar” o Niva no Brasil, a previsão é que o veículo já esteja disponível no mercado nacional em meados de 2009.
A empresa afirmou que, apesar do modelo ser mais atual, o jipe virá com o mesmo estilo e acabamento de antes.
“Estamos dependendo apenas dos acertos em relação ao preço. Acredito que não vá custar mais do que R$ 30 mil, até porque queremos atender a todo tipo de público. O que posso garantir é que o novo Niva virá com a mesma potência de sempre”, disse Roberto Pedrosa, do departamento de marketing do grupo Caoa.
O Grupo Caoa ressalta que o Lada 4x4 não tem nada a ver com o novo Chevrolet Niva produzido na Rússia, fruto da associação entre a GM e a Autovaz, dona da Lada. No entanto, a empresa russa deverá analisar algumas mudanças na carroceria antes do lançamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário